Coleta de óleo Diesel

A coleta de amostras de óleo diesel em equipamentos é uma prática essencial para a manutenção preditiva e o monitoramento da saúde dos motores e sistemas de combustível. 

Essa atividade oferece diversas vantagens e contribui para a eficiência operacional e a durabilidade dos equipamentos. Aqui estão algumas razões pelas quais a coleta de amostras de óleo diesel é importante:

Diesel: quando contaminado, pode comprometer a produtividade dos equipamentos e apresentar falhas prematuras de bombas e bicos injetores.

#DIESEL

Dentre os três principais fluidos que seu motor usa, o combustível é de longe o usado em maior quantidade, mas sua qualidade é muitas vezes assumida ou realmente ignorada. 

Ambos podem ser erros graves porque a qualidade do combustível e a composição química são altamente variáveis e críticas para o controle do desgaste do motor. 

A análise regular de combustível também desempenha um papel importante no controle de emissões, ajudando a identificar e eliminar fontes de contaminantes no diesel.

Periodicidade recomendada: Rotina

 

Contaminação do diesel compromete motor e sua produtividade

A contaminação do diesel pode comprometer a produtividade dos equipamentos e acarretar falhas prematuras de bombas, bicos e unidades injetoras.
O uso de diesel contaminado por água ou de má qualidade diminui a vida útil podendo ocasionar graves danos ao motor prejudicando a performance do equipamento e provoca danos a médio prazo.

O laboratório Predic tem soluções e ensaios específicos para óleo diesel, tais como:

Espectrometria ICP 21 elementos que é utilizada para determinar a concentração de elementos em uma amostra;

– Teor de enxofre, pois o enxofre presente no combustível pode contribuir para a formação de poluentes atmosféricos quando queimado; Teor de Biodiesel; Contagem de partículas; Cor; teor de água (a presença excessiva de água pode ter vários efeitos indesejáveis); Fungos e bactérias; 

Tipos de análise

Neste teste, verificamos se o óleo diesel contém a quantidade adequada de biodiesel especificada pela legislação brasileira vigente.

Medimos o teor de enxofre no óleo diesel e verificamos se ele está de acordo com o produto informado na amostra.

Neste processo, é possível verificar se o código ISO está correto para óleo diesel. A variação deste código pode indicar contaminação de certos processos, como abastecimento e armazenamento.

Medimos a viscosidade do óleo diesel a 40 graus para obter informações sobre eventuais contaminações.

Através deste teste, é possível averiguar o uso correto do diesel em determinada especificação de acordo com a sua cor.

Verificamos quantitativamente o teor de água contido no óleo diesel, contaminação extremamente prejudicial aos equipamentos.

Examinamos o combustível em busca de elementos de desgaste que possam indicar necessidade de manutenção no sistema de injeção e também a presença de aditivos indispensáveis ao óleo diesel.

Coleta de óleo Diesel

óleo diesel, ou apenas diesel, é o combustível mais utilizado em motores pesados. 

Por isso, é muito importante averiguar a qualidade para que os equipamentos da sua frota tenham vida longa e útil.

Muitas pessoas acreditam que todo óleo diesel é igual, mas enganam-se ao não os encarar individualmente. Todo combustível precisa ser avaliado, comprado e armazenado com prioridade em sua qualidade.

Interpretação Diesel

Teor de Biodiesel

Se o diesel contiver biodiesel, certifique-se de que o teor de biodiesel esteja em conformidade com as normas da ANP. O biodiesel pode afetar propriedades como a estabilidade e a viscosidade.

Atualmente o volume de Biodiesel no diesel é de 12%

Teor de Enxofre

A ANP define limites para o teor de enxofre no diesel. O teor de enxofre nas amostras deve estar dentro dos limites especificados. O enxofre pode contribuir para a emissão de poluentes e afetar o desempenho dos motores e a eficiência dos sistemas de pós-tratamento.

Cor

A ANP estabelece requisitos de cor para o diesel. A cor pode ser indicativa de impurezas ou degradação. Verifique se a cor do diesel está dentro dos padrões aceitáveis.

Contagem de Partículas

Pesquisa e quantifica a presença de contaminantes no óleo diesel. Detecta tanto partículas metálicas como não metálicas inclusive sujeiras de fontes externas como, por exemplo, sílica. Um contador de partículas emite raio de luz a laser, quantificando e registrando os tamanhos dos contaminantes. O resultado segue a norma ISO 4406 que classifica partículas em maior que cinco e maior que 15 micra. 

Os limites aceitáveis para a contagem de partículas podem variar dependendo do tipo de diesel e das condições de aplicação.

Viscosidade a 40 Graus

A viscosidade pode variar entre 1,80 a 5,80 cst.

Certifique-se de que a viscosidade do diesel seja adequada para permitir uma combustão eficiente no motor. Viscosidades muito altas podem resultar em problemas de atomização e combustão incompleta

Teor de Água

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelece padrões e especificações para o diesel no Brasil. Quanto ao teor de água no diesel, a norma estabelecida pela ANP é que o diesel automotivo não pode conter mais de 200 mg/kg (miligramas por quilograma) de água. Essa especificação visa garantir que o diesel esteja livre de contaminação por água, o que pode ser prejudicial ao sistema de combustão do motor.

Proliferação de Bactérias & Fungos

O laboratório considera valores aceitáveis de proliferação de bactérias & fungos até 10^3.

Espectrometria ICP 21 Elementos

A espectrometria de emissão ótica com plasma acoplado indutivamente (ICP-OES, na sigla em inglês) é uma técnica analítica poderosa usada para determinar a concentração de vários elementos em amostras líquidas, incluindo diesel. A análise de 21 elementos por meio dessa técnica pode fornecer informações valiosas sobre a composição química do diesel e identificar possíveis impurezas ou contaminações.

Espectrometria ICP 21 Elementos

Enxofre (S):O teor de enxofre no diesel é crítico para o controle de emissões. Muitos países estabelecem limites rigorosos para o teor de enxofre no diesel, visando reduzir a emissão de poluentes.

Ferro (Fe), Níquel (Ni), Cobre (Cu): Esses metais podem estar presentes em quantidades vestigiais em diesel e podem ser indicativos de desgaste de componentes do sistema de combustível, tanques ou tubulações.

Alumínio (Al), Silício (Si): Podem indicar a presença de partículas finas ou desgaste de componentes relacionados ao sistema de combustível ou aos próprios motores.

Cálcio (Ca), Magnésio (Mg): Podem ser indicativos de aditivos detergentes ou dispersantes adicionados ao diesel para melhorar a limpeza e prevenir depósitos nos motores.

Potássio (K), Sódio (Na): A presença desses elementos pode indicar a contaminação do diesel por água salgada. A água salgada pode causar corrosão nos componentes do sistema.